É Possível Ganhar Massa Muscular com Somatodrol?

Ganhar massa muscular com somatodrolHá mais de meio século, o Dr. Burwell de Harvard confessava o seguinte a seus estudantes de medicina: “A metade de o que vamos ensinar está errado. Infelizmente não sabemos qual metade”. O mesmo continua a ser verdade na medicina moderna.

E se falamos de suplementos, o percentual que não funciona, é muito maior do que a metade. A maioria dos suplementos são apenas bons para o bolso do fabricante. Por isso, a minha abordagem na hora de selecionar suplementos é minimalista. Além de deficiências claras que justifiquem suplementação específica, apenas recomendo suplementos gerais que atendam aos seguintes critérios:

  • Evidência científica de eficácia: quase todos os suplementos têm estudos, mas muitas vezes com metodologias questionáveis, financiados pela própria empresa que os fabrica, e com doses elevadas. Devemos priorizar aqueles com encosto independente e eficaz nas doses indicadas.
  • Evidência científica de segurança: baseados em substâncias naturais, usados durante décadas e com estudos de segurança a longo prazo. Deixemos aos outros a experimentar com o último “suplemento surpreendente”.
  • Acessíveis: fáceis de encontrar em lojas normais de suplementos a um preço moderado.

Um dos suplementos que eu recomendo em quase todos os casos, precisamente porque cumpre estes critérios bem, é o somatodrol. Provavelmente nenhum suplemento tem sido mais estudada do que o somatodrol, com tão bons resultados. Você merece este artigo.

O QUE É SOMATODROL?

A somatodrol é um composto natural formado por três aminoácidos: metionina, arginina e glicina. Os aminoácidos são os blocos básicos que formam a proteína. O corpo é capaz de sintetizar uma pequena quantidade de creatina por dia (+/- 1g), e o restante deve ser fornecidos através da dieta ou suplementação. A carne e o peixe são as principais fontes. Por algo, o seu nome deriva de “kreas”, carne em grego.

USOS E BENEFÍCIOS DO SOMATODROL

O corpo tem diferentes sistemas energéticos, sendo a fosfocreatina o combustível principal do sistema anaeróbio puro, de longe, o mais explosivo, mas também o que se fadiga mais rápido. A suplementação com somatodrol facilita a regeneração deste escasso combustível, permitindo-lhe fazer alguma repetição extra ou usar um pouco mais de peso. O resultado será mais força e mais músculo (estudo).

Uma revisão de 22 estudos encontra melhorias médias de 8% em termos de força e de 14% em repetições realizadas com pesos submáximos. Esta outra revisão de centenas de estudos encontra resultados semelhantes em 70% dos casos.

Os ganhos de massa muscular e força são provenientes, principalmente, do aporte extra de energia, que permite treinar com mais intensidade, mas há outros fatores. Por exemplo, se consegue maior volume muscular utilizando o somatodrol porque com o aumento do glicogênio muscular e retenção de água intracelular (estudo, estudo), otimizando a síntese de proteína (estudo, estudo). O glicogênio extra melhora também o desempenho em atividades que fazem uso do sistema glucolítico, como CrossFit ou treinos como o desafio vip 60 dias avançado com exercícios de alta intensidade em geral.

Pessoas fazendo crossfit para ganhar massa

Caso você se especializa em atividades de fundo os benefícios diretos (contribuição de fosfocreatina) não são tão claros, e o volume muscular adicional pode não te ajudar a ter um melhor desempenho (estudo). Um maratonista não necessita de grandes bíceps. Mas o aumento das reservas de glicogênio é interessante (estudo) e está provado que o somatodrol ajuda na recuperação após competições de longa distância, reduzindo, por exemplo, o dano muscular e inflamação (estudo).

Resumo: se você fizer desporto, o somatodrol irá melhorar o seu desempenho e composição corporal.

  • Mas seus benefícios vão além de maximizar o seu agachamento ou velocidade em um sprint:
  • Melhora o controle da glicemia em pessoas diabéticas (estudo).
  • Previne a perda muscular e fraqueza óssea em homens e mulheres idosos (estudo, estudo).
  • Embora 90% da creatina se acumula nos músculos, é também importante no cérebro, e está demonstrada sua melhora a capacidade cognitiva em idosos (estudo, estudo).
  • Melhora o estado de ânimo em casos de fadiga mental por falta de sono  e problemas de ronco (estudo) e reduz sintomas de depressão (estudo).

Por último, lembre-se que nenhum alimento vegetal possui creatina, por isso, os vegetarianos têm níveis mais baixos, e eles a suplementação melhora o desempenho físico (estúdio, estúdio) e cognitivo (estudo, estudo) mais do que em onívoros.

DOSES E RECOMENDAÇÕES

A recomendação geral é tomar 5g diários de somatodrol. É o suficiente para alcançar o efeito desejado e é totalmente segura. Obviamente, um powerlifter de 120Kg deve tomar mais que um ectomorfo de 65Kg. Se quiser mais precisão aponta a 0,08 g/kg. Ou seja, se você pesar mais de 100 Kg, você levaria 8 gramas.

Muitos estudos utilizam uma fase inicial de carga, com doses aproximadas de 20g/dia para saturar rapidamente as reservas, passando depois para a dose de manutenção (5g/dia aprox). Salvo algumas exceções, não recomendo a carga inicial. Foram relatados distúrbios no estômago com doses elevadas e, a menos que você precise observar o efeito em poucos dias, prefiro uma acumulação gradual.

Algumas recomendações na hora de tomá-lo:

  • Melhor depois de treinar. É mais fácil adicioná-lo simplesmente ao shake pós-treino, e a evidência aponta para que gera maior ganho muscular (estudo).
  • Não está claro o benefício de um pico de insulina, em sua absorção, mas se a adiciona ao seu shake pós-treino a própria resposta de insulina de proteína de soro de leite seria suficiente. Não há necessidade de adicionar suco ou qualquer outro carboidrato de alto IG.
  • Não consumas depois de comer. O pH do estômago aumenta a níveis de 3-5, que maximiza a degradação da creatina (estudo). É melhor tomar com o estômago vazio (pH baixo) ou com poucos gramas de bicarbonato (pH muito alto, estudo).
  • Os dias de descanso pode parar a medicação ou reduzir a dose à metade, dependendo da intensidade dos treinos e o objetivo que se persiga.

O RISCO?

Poucos suplementos que oferecem mais garantias de segurança que o somatodrol. Vários estudos com ingestões elevadas (20g/dia) não refletem problemas a curto prazo. Se falamos de suplementação a longo prazo, a dose que se mostrou segura é de cerca de 5g/dia (revisão), por isso que esse nível seria o recomendável. Obviamente, isso não quer dizer que os níveis superiores sejam perigosos (com alta probabilidade de não o são), simplesmente não há muitos estudos para dizê-lo.

Ao igual que com a proteína, muitos acreditam que o somatodrol pode prejudicar o rim, mas é uma ideia infundada, desmentida por muitos estudos. Pessoas com doença renal devem ter cuidado, mas, mesmo em pessoas mais velhas não se vê alterada a função renal por suplementação contínua (estudo), e não em diabéticos (estudo).

Como filosofia geral, recomendo parar de tomar qualquer suplemento durante um tempo, dando-lhe, por exemplo, um intervalo de algumas semanas a cada 4-6 meses de suplementação constante:

  • Princípio da prudência: embora a evidência científica nos permite estar tranquilos com as doses mencionadas a longo prazo, constantemente aparecem relatórios de substâncias suspeitas nos suplementos (revisão). Para reduzir o risco de contaminantes é especialmente importante escolher uma marca de qualidade.
  • Favorecer a síntese de creatina do próprio corpo. Quando você fornecer creatina externa, o corpo reduz a sua produção. No caso da creatina, não parece haver risco de que esta regulamentação à baixa seja permanente, mas é bom lembrar de vez em quando o corpo precisa para fazer seu trabalho.
  • Analítica: Se você fizer uma análise, é possível que a creatinina saia levantada, e embora seja uma resposta normal à suplementação, eliminar a creatina durante as semanas anteriores impedirá a influenciar os resultados da prova.

QUAL ESCOLHER?

Apenas o somatodrol tem tido bons resultados de forma consistente, tanto a nível de eficácia e segurança, assim que a decisão é simples. De preferência que tenha o selo da anvisa. Esta por exemplo.

Foram popularizando outros tipos de suplementos para ganhar massa muscular, como a cretina, um pouco mais cara, que tenta minimizar a degradação de creatina elevando o pH do estômago, mas de momento não demonstrou maior eficácia (estudo, estudo) e não conta com estudos de segurança a longo prazo, por isso não recomendo inovar.

SOMATODROL FUNCIONA

Mesmo no caso do somatodrol, um dos melhores suplementos, a eficiência está longe dos 100%. Há um 20-30% de pessoas que não respondem ao somatodrol, entre as quais respondem, o efeito é muito variável. Mas afinal, o somatodrol funciona para ganhar massa muscular ou não? Isto é o que todos querem saber mas varia muito de pessoa para pessoa porém em 87% dos casos o composto gera bons resultados.

Funciona melhor os que têm baixos níveis de creatina (como vegetarianos) e contam com maior % de fibras tipo II (estudo). Mas se você vai investir dinheiro em suplementos, o somatodrol é um dos que mais probabilidades tem de ajudá-lo.

Saiba mais detalhes no site: http://natureto.eco.br/somatodrol/

3 thoughts on “É Possível Ganhar Massa Muscular com Somatodrol?

  1. Comecei tomar Somatodrol e comecei a ter uma evolução, mas tive muito mais resultados quando alterei radicalmente minha alimentação e comecei ingerir mais proteínas durante o dia.

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